Nosso Blog

Por que procrastinar é ruim pra caramba?

Se antes a palavra procrastinação era desconhecida, hoje em dia já se tornou parte do nosso vocabulário e é até vista com naturalidade, permeando nosso dia, nossas relações e planos.

Apesar de alguns pesquisadores sugerirem que a procrastinação traz alguns benefícios, como por exemplo, nos dar mais tempo para criar soluções mais inovadoras, sabemos que em geral a procrastinação acarreta mais efeitos negativos do que positivos.

Todos nós já passamos por isso: adiamos um trabalho importante, enrolamos para fazer uma ligação específica ou então para resolver um problema e esses atrasos parecem trazer efeitos ruins. Prova disso é que a procrastinação está ligada à um pior desempenho acadêmico e também à outras doenças.

Popularmente a procrastinação ficou associada à preguiça, um mal hábito, porém, a procrastinação pode e muitas vezes está ligada à ansiedade, ao estresse, medo… você já parou para pensar nos motivos reais pelos quais tem procrastinado?

Dentre muitos motivos, um deles tem a ver com o perfeccionismo:

Muitas vezes adiamos começar tarefas porque colocamos padrões irreais e altos do quão bem precisamos fazer aquilo. Você já ouviu a máxima que diz: “feito é melhor que perfeito”? Pois é, essa frase enfatiza a importância da ação e do progresso. Ela é frequentemente associada à um general americano da 2ª guerra mundia,l George Patton, que teria dito que “um bom plano, executado rigorosamente agora, é melhor do que um plano perfeito executado na próxima semana”.

A ideia de que é preciso estar perfeito para começar algo acaba impedindo o início de muitos projetos sejam eles pessoais, profissionais, relacionais de simplesmente iniciarem e progredirem através do próprio aperfeiçoamento…

E qual o antídoto para vencer esse pensamento disfuncional de que para começar tal tarefa ela precisa estar perfeita, com tudo pensado, rascunhado, elaborado sempre?

Você pode se comprometer a começar uma tarefa de modo imperfeito: um parágrafo de um texto, ainda que não tenha todas as referências que gostaria ou a palavra mais adequada. Uma arte para uma postagem ou cliente, o desenho para seu portfólio, enfim. É preciso começar. Aceite o desconforto e comece!

Isso nos dará coragem para fazer mais e melhor.

Por que procrastinar é ruim pra caramba?

Está gostando do conteúdo? Compartilhe.

Facebook
Twitter
LinkedIn
×